Deputado Hermeto é eleito corregedor da Câmara Legislativa do DF

Hermeto terá a missão de fiscalizar o decoro dos colegas parlamentares


Deputado Hermeto deixa a Comissão de Assuntos Fundiários e assume a Corregedoria da CLDF

Em meio à votação histórica que reelegeu o deputado distrital Rafael Prudente (MDB) como o primeiro presidente reeleito da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os deputados também elegeram o deputado distrital Hermeto (MDB) como corregedor.

Na eleição para corregedor da Casa, Hermeto foi eleito com 24 votos, graças ao consenso entre os parlamentares. Hermeto assumirá o cargo que atualmente é ocupado pelo deputado José Gomes (PSB).

A Corregedoria da Câmara Legislativa tem por finalidade fiscalizar a atuação e a conduta dos deputados distritais. O corregedor é um deputado distrital eleito para o cargo na mesma eleição das presidências das comissões permanentes. O mandato dura um ano, sendo permitida uma reeleição na mesma legislatura.

Cabe ao corregedor zelar pelo decoro parlamentar, a ordem e a disciplina no âmbito da Câmara Legislativa; realizar investigação prévia de qualquer fato que represente infração ao Código de Ética e Decoro Parlamentar; e inspecionar, periodicamente, os processos referentes às proposições apresentadas na Casa, conforme o artigo nº 50 do Regimento Interno da CLDF.

Hermeto prometeu “transparência e imparcialidade” na condução da Corregedoria e afirmou que o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente, conduziu o primeiro mandato com “desenvoltura e equilíbrio”.