Projeto de Delmasso cria ação estratégica com profissionais de saúde para combater coronavírus

O objetivo é otimizar a disponibilização dos serviços de saúde no SUS para contenção da pandemia

Foto: Rogério Lopes

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), criou o projeto de Lei 1.108/2020 que estabelece a Ação Estratégica Brasília Conta comigo, para combater o coronavírus no Distrito Federal. A proposta será implementada através dos estabelecimentos de saúde que prestem serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), estágio obrigatório e participação voluntária dos alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia.

O projeto será coordenado pela Secretaria de Saúde e poderão participar da Ação Estratégica as Unidades de Atenção Básica à Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e estabelecimentos da rede hospitalar. O dirigente do hospital deverá indicar os profissionais e informar o número de alunos participantes.

A Secretaria de Saúde garantirá a capacitação para supervisores e alunos no combate ao COVID-19 e os hospitais oferecerão equipamentos de proteção individual aos participantes. Os alunos voluntários e estagiários receberão certificado com a carga horária.

Delmasso falou sobre a importância do projeto para a população. “Estamos unindo esforços para minimizar o efeito do coronavírus na vida das famílias do Distrito Federal. O objetivo é otimizar a disponibilização dos serviços de saúde no SUS para contenção da pandemia de forma integrada com as atividade de graduação na área da saúde”, explicou.